1ª Avaliação Nacional premia melhores ervas por meio de experiências sensoriais de especialistas

E se a erva-mate pudesse ser avaliada a partir de atributos sensoriais assim como o vinho e o café ao redor do mundo? Este tipo de análise começa a ganhar força no mercado da erva-mate, com a colaboração de diversas instituições de pesquisa e de profissionais da área.

1ª Avaliamate conta com 59 especialistas e vai premiar nove categorias de produtos.

A 1ª Avaliação Nacional da Erva-Mate segue essa ideia. Promovida pela Chimatearia Gourmet, com a coordenação técnica da Epagri/SC, a Avaliamate vai certificar os melhores produtos com base na avaliação técnica de 59 especialistas em um grupo que conta com sommeliers de café, chá, cerveja, vinho, azeite de oliva, chefs de cozinha, representantes de instituições técnicas do setor e especialistas do setor de alimentos gourmet. O resultado será divulgado no dia 10 de março.

A extensionista rural Camila Croge, da Epagri/SC, realiza a coordenação técnica junto com a Chimatearia Gourmet. Em sua pesquisa de doutorado, buscou entender como os compostos químicos interferem na aparência, no aroma e no sabor da erva-mate.

“O café e o vinho são produtos consolidados em termos sensoriais. Hoje é possível ir no mercado e comprar café, por exemplo, de acordo com nossa preferência de intensidade de sabor, grau de torra, origem, etc. A erva-mate é um produto diferente. Temos essa visão de estarmos trabalhando com um produto totalmente diferenciado em relação à aparência, aroma e sabor se comparado com café, vinho ou outros produtos. Um aroma apreciado no café pode não ser perceptível na erva-mate e vice-versa. A erva-mate é uma bebida muito antiga e que está atrasada em relação a essa diferenciação. Por isso que se faz tão necessário esse tipo de trabalho. A erva-mate merece”, afirma.

A Epagri/SC publicou o livro Indicação Geográfica Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense: Produto em que se destaca a influência da origem nos atributos sensoriais da erva-mate. O livro está disponível para download gratuito (clique aqui). Em breve, a pesquisadora deve publicar trabalho junto à Universidade Federal do Paraná sobre a interferência dos sistemas de cultivo na composição química e sensorial da erva-mate.

As categorias de produtos a serem avaliados são:

  1. Erva-mate moída fina; verde.
  2. Erva-mate moída média; verde e repousada.
  3. Erva-mate moída grossa; verde e repousada.
  4. Erva-mate pura folha; verde e repousada.
  5. Chá mate; tosta suave e tosta média

Os atributos sensoriais de cada produto serão avaliados de acordo com aspectos de aparência da erva-mate ou do chá-mate, da bebida após infusão, aroma e sabor.

“Visualmente, podemos encontrar informações, como intensidade da coloração (verde ou amarela), granulometria e quantidade de palitos, densidade ou corpo da bebida. Posso citar, em relação a sabor, por exemplo, amargor, adstringência, doçura, equilibrio até a percepções como caramelo e herbáceo. É um universo muito rico”, explica Camila.

Visibilidade e certificação de produtos gourmet é objetivo da 1ª Avaliamate

O objetivo dos realizadores é criar uma cultura de experiência com a erva-mate, a exemplo do que já acontece com outros produtos, como cervejas, vinhos, queijos, chás e cafés. Um dos sócios da Chimatearia Gourmet, Félix Polo, afirma que a ideia busca agregar valor à erva-mate seguindo o exemplo de diferenciações que já encontramos e reconhecemos em outros produtos:

“Hoje, faz parte do dia a dia assistir Masterchef, Chef’s Table, Mestre Churrasqueiro e outros programas de Alta Gastronomia. Essa descoberta aqueceu o mercado brasileiro de produtos gourmet. Uma visita breve ao supermercado mostra que o antigo café, agora, já não basta: existem  diversos pós de café além do tradicional, forte e extraforte. Essa indústria já trata de denominações de origem, blends e sabores como forma de diferenciação de seu produto. E por que não a erva-mate?“, questiona Polo.

As inscrições para participar da 1ª Avaliação Nacional da Erva-Mate se encerraram em janeiro. O resultado será divulgado dia 10 de março nas redes sociais da Chimatearia e outros canais.

Confira os avaliadores convidados para a 1ª Avaliação Nacional da Erva-Mate

Tairine Pollo RufatoNaldo Horaki VazAna Paula Picolo
Juliane SelemeVagner Costa AlanisLeonardo Lenz
Rubens Antonio CostaJohnny Regis Szpunar OttoIlvandro Barreto de Melo
Ismael RossetGilcimar Adriano VogtEderson da Silva Skodoski
Rossana Katie Bueno de GodoyAlberto TomeleiroJoao Guilherme Costa Sperb
Heroldo Secco JuniorChania Szewczyk ChagasFernando Schomanoski
Rodrigo VeroneseFilipe EhlersClarice Chwartzmann
Graciela da Silva MartinsIvan AchcarCarina Cooper
Bruna Bresolin RoldanGabriela BigarelliEliana Araújo
Daniella RomanoMarcelo CopelloMikaela Paim
Marcos LiviTati FeldensRodrigo Magalhaes Bellora
Patricia BrenzleMarcelu DvinMarcelo Schambeck
Matheus KrauzeHugo RoccoRodrigo Maurer Menestrina
Fernanda Noemberg LazzariVinicius Kodama YoshinagaAna Paula Nunes
Ana Carolina TecilaLuiz Henrique Strapasson MileckFlavia Schiochet
Rui MorschelMichelle Gonçalves LandgrafTalita Correa Carvalho Simoes
Ana Carolina Canton DelaiPatricia SkviraEloína Telho
Yuri HayashiAlessander GuerraCarla Saueressig Schinke
André ZampierDebora BreginskiJussara Voss
Ana Claudia SpenglerIrany Arteche
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.