A Inovamate, empresa de Ilópolis (RS), fechou uma parceria com a TetraPak para produção em grande escala do Chá Matequero. O produto, atualmente comercializado a granel, será vendido em forma de bebida pronta para consumo. “Na correria do dia-a-dia, as pessoas cada vez mais buscam por produtos de qualidade que entreguem praticidade, sabor, que nutram e que sejam seguros e acessíveis. A parceria com a Tetra Pak nos ajuda a entregar exatamente isso”, conta Ariana Maia, sócia-fundadora da Inovamate, ressaltando que a parceria impulsiona o objetivo de levar o mate para todo o Brasil.
A Inovamate já produz 5 sabores na linha Matequero e fará ajustes na formulação de todos eles para mantê-los na comercialização da bebida pronta. “Afinal, você fazer uma xícara em casa é diferente de fazer em escala industrial. Para entregar o produto de qualidade que sempre entregamos, voltamos para a Universidade e, com os testes que elaboramos, podemos dizer que ficou maravilhoso”, ressalta Ariana. Ela refere-se à Universidade de Passo Fundo (UPF), onde a Inovamate foi incubada e onde nasceu a linha Matequero.
A empresa integra o Parque Científico e Tecnológico da UPF e recebeu no ano passado o destaque entre os dez Casos de Sucesso de Inovação RS 2020, que reconhece as ideias como soluções tecnológicas inovadoras e competitivas. O mapeamento foi desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT-RS) e tem como objetivo identificar casos de sucesso relacionados aos programas Produtos Premium, Startup Lab e Techfuturo em que se evidencia a inovação nas principais cadeias produtivas do Estado, agregando economia intensiva em conhecimento e diferenciação aos produtos desenvolvidos.
O produto
A linha Matequero consiste em blends de chá mate vendido a granel, em cinco sabores que representam cada região do Brasil: Matequero Sul (que contém maçã, uva passa e canela), Matequero Sudeste (que contém café, cranberry e alcaçuz), Matequero Centro-Oeste (com buriti, abacaxi e gengibre), Matequero Norte (combinação de laranja, pimenta rosa e funcho) e Matequero Nordeste (com coco, nibs de cacau e anis estrelado). Essa foi uma forma de unir o sabor e benefícios da erva-mate a outros ingredientes, que são identificados com cada região do país.
A bebida pronta deve ser lançada no mercado no segundo semestre desse ano e ser comercializada no sul e sudeste no país.